sábado, 4 de abril de 2015

Poesia de Gonçalves Dias


 POESIA dedicada a nossa linda irmã Jacqueline Justino de Albuquerque

Seus Olhos

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros,
De vivo luzir, 
Estrelas incertas, que as águas dormentes 
Do mar vão ferir;

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, 

Têm meiga expressão, 
Mais doce que a brisa, — mais doce que o nauta 
De noite cantando, — mais doce que a frauta 
Quebrando a solidão,


Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, 

De vivo luzir, 
São meigos infantes, gentis, engraçados 
Brincando a sorrir.


São meigos infantes, brincando, saltando 

Em jogo infantil, 
Inquietos, travessos; — causando tormento, 
Com beijos nos pagam a dor de um momento, 
Com modo gentil.


Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, 

Assim é que são; 
Às vezes luzindo, serenos, tranqüilos, 
Às vezes vulcão!


Às vezes, oh! sim, derramam tão fraco, 

Tão frouxo brilhar, 
Que a mim me parece que o ar lhes falece, 
E os olhos tão meigos, que o pranto humedece 
Me fazem chorar.


Assim lindo infante, que dorme tranqüilo, 
Desperta a chorar; 
E mudo e sisudo, cismando mil coisas, 
Não pensa — a pensar.

Nas almas tão puras da virgem, do infante, 
Às vezes do céu 
Cai doce harmonia duma Harpa celeste, 
Um vago desejo; e a mente se veste 
De pranto co'um véu.


Quer sejam saudades, quer sejam desejos 

Da pátria melhor; 
Eu amo seus olhos que choram em causa 
Um pranto sem dor.


Eu amo seus olhos tão negros, tão puros, 

De vivo fulgor; 
Seus olhos que exprimem tão doce harmonia, 
Que falam de amores com tanta poesia, 
Com tanto pudor.


Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, 

Assim é que são; 
Eu amo esses olhos que falam de amores 
Com tanta paixão.


Fonte: http://www.faccar.com.br/eventos/desletras/hist/2006_g/textos/014.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário